Protocolo AEPHG / APH

Logotipo

A Asociación Española del Profesorado de Historia y Geografia e a Associação de Professores de História acordaram partilhar em 1993, entre outros, os seguintes âmbitos de atividade:

  • Um melhor conhecimento da história do país vizinho que permita ter presentes as confluências entre ambas as histórias nacionais.
  • Um estudo sistemático das sincronias e dos paralelismos históricos existentes entre os dois países, assim como das suas diferenças e especificidades.
  • Um estudo conjunto das personagens históricas, movimentos políticos, culturais e outros que sejam comuns na História de ambos os países.
  • Uma análise histórica das relações entre os dois estados, das suas referências comuns em política exterior e da presença de ambos nas instituições e projetos de carácter internacional.
  • Uma análise da problemática do ensino da História nos dois países ibéricos ao nível dos diferentes graus de ensino e, em particular, das referências mútuas e das omissões mais significativas nos programas escolares e nos materiais didáticos.
  • Um repertório de imagens recíprocas de um e do outro país, manifestado através da historiografia e das análises geográficas, assim como nos meios de comunicação, na literatura e na arte.
  • Para concretizar estes âmbitos acordou-se uma permuta regular de informação e publicações; publicar notícias e artigos das duas Associações nas respetivas revistas; organizar grupos de trabalho para estudo de temas comuns; promover as relações pessoais e intercâmbio entre professores de ambos países e entre os seus alunos; organizar visitas de estudo para melhor conhecimento dos respetivos países e sistemas educativos; discutir o interesse de uma participação conjunta na comissão luso-espanhola de análise dos manuais de História aprovados; refletir sobre a participação conjunta em programas de organismos internacionais.

Para mais informações, consulte o site da AEPHG